Páginas

Especial Halloween - Parte 1

Por Patricia.


Hey folks!!!


Acredito que todos saibam que essa semana, mas especificamente sexta, é o tão famoso e celebrado "Halloween", ou Dia das Bruxas aqui no Brasil. E inspiradas por esse espirito maligno que nos cerca durante essa época do ano, onde os espíritos daqueles que já morreram circulam entre nós na noite do dia 31 de outubro, resolvemos fazer um especial aqui no blog sobre o assunto, que será divido em três partes, com um post por dia até sexta - feira.
Para começar, teremos um especial sobre filmes de terror, que já será duas partes das três. Mas porque fazer um post de dicas de filmes em duas partes? Bom o motivo é que uma parte será por mim e a outra pela Amaralina. A razão de cada parte ser feita por uma é que nós duas simplesmente adoramos filmes de terror, mas de modos diferentes. Eu gosto mais de um terror vintage e mais psicológico, já a Amaralina gosta daquele terror atual que te dá vários sustos.
Então para aqueles, que como eu, adoram um filme de terror com uma boa história que entra na sua cabeça e te deixa perturbado, aterrorizado, com medo do escuro, mas principalmente pensativo durante algum tempo, aqui vão os meus favoritos do gênero terror.


  • Psicose (1960)

(Inspirado no livro homônimo de Robert Bloch, que aliás está na minha gaveta esperando pra ser lido)

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que o filme que estou de indicando é o original de 1960 e não o remake de 1998, já que, apesar de antigo, nada jamais superará o original de Alfred Hitchcock. Dito isso vamos à sinopse: O filme começa quando Marion Crane rouba 400 mil dólares da firma de onde trabalha para poder se casar. No caminho para encontrar seu amado ela acaba se perdendo e vai parar em motel à beira de uma estrada. O dono desse motel é o doido de pedra Norman Bates, um cara mentalmente insano, com uma relação complicadíssima com sua mãe. Basta de dizer que ela corre perigo com esse doido aí. 
Considerado um dos melhores filmes de terror, recebendo a maior nota do gênero no site espacializado IMDb.
Esse filme, apesar de ter uma história simples, cria uma aura de suspense que te deixa presa o filme inteiro, e claro, morrendo de medo de tomar banho depois de assisti-lo (entendedores entenderão). Além de ter transformado o querido Norman Bates em um dos psicopatas mais conhecidos da ficção , ganhando até uma série sobre ele e sua adorada mamãe, sobre a qual a Gi já falou aqui, chamada Bates Motel.
Simplesmente um must watch  do gênero.  


  • O Bebê de Rosemary (1968)



Com roteiro escrito pelo diretor Roman Polanski, baseado no romance homônimo de Ira Levin, esse filme é estranho, te incomoda, te intriga e te deixa muito perturbado, por assim dizer.
Tudo começa quando Rosemary, após sofrer um aborto espontâneo, se muda com seu marido para um prédio, com uns vizinhos no mínimo estranhos, que ela começa a suspeitar que sejam membros de uma seita de bruxas adoradoras de satã. Então, quando ela fica grávida, ela acha que seu marido se envolveu com aquela gentalha e que na verdade ela está carregando o filho do demônio.
Como eu já disse esse filme é estranho, sombrio, e dá medo justamente por que a personagem principal está aterrorizada e paranoica, e você acaba ficando junto com ela, principalmente daquela vizinha velhinha, credo.
Como se não bastasse tudo isso, corre à boca pequena que esse filme é amaldiçoado, já que Polanski foi aconselhado algumas vezes a não faze-lo, já que com o coisa ruim não se mexe, mas mesmo assim ele decidiu fazer. Até aí tudo bem, só que um ano após o filme ser lançado, a esposa de Polanski, Sharon Tate é assassinada à sangue frio, grávida, dentro de sua casa, com mais alguns amigos, por membros da Família Manson, seguidores do doido Charles Manson. O caso ficou conhecido como "Caso Tate - LaBianca", já que depois disso eles ainda mataram um casal de velhinhos. Macabro né?


  • O Iluminado (1980)

   

Como falar de terror clássico e não falar de O Iluminado, já que reúne duas coisas que eu adoro, que é Stanley Kubrick como diretor, e Stephen King como autor do livro no qual o roteiro foi inspirado?
"Durante o inverno, Jack Torrance é contratado pra ficar de vigia em um hotel que vai ficar fechado durante esse tempo, então ele se muda pra lá, junto com sua mulher Wendy e seu filho Danny. Só que o contínuo isolamento começa a deixar Jack doido e cada vez mais violento, enquanto Danny começa a ter estranhas visões sobre o passado daquele lugar."
Nesse filme, o terror é construído dentro de você cena por cena, até ele se transformar em um completo pânico, e isso que eu gosto, esse terror psicológico que ele forma devagar dentro do espectador. Além é claro da excelente atuação de Jack Nicholson no papel principal.     


  • O Exorcista (1973)



Quem nunca clicou em um link, aparentemente ingênuo e inofensivo e abriu na tela a menina do exorcista gritando e quase morreu do coração, que atire a primeira pedra! 
Baseado no livro homônimo de William Peter Blatty, que por sua vez foi baseado em fatos reais (basta isso pra um filme de terror me deixar morrendo de medo), o filme conta a história de uma atriz que começa a perceber que sua filha está tendo um comportamento assustador e resolve chamar um padre ,que também é psiquiatra, para tentar ajudar sua filha. Ele chega a conclusão de que a garota está possuída e chama um segundo sacerdote, especializado em exorcismos, para tentar livrar a menina da possessão.  
Esse é tipo de filme que uma vez já basta, pois as imagens são tão fortes e aterrorizantes que ficam na sua cabeça durante muito tempo te causando um ataque de pânico sempre que lembra delas. A história é boa e muito bem contada, mas, por mais que eu queira, não arrumei coragem de ver esse filme de novo. Fiquei com medo de dormir sozinha algumas noites, confesso.
Primeiro e único filme de terror indicado ao Oscar de melhor filme, esse clássico do gênero também tem fama de amaldiçoado, já que durante a produção oito pessoas da equipe morreram de forma inexplicada,e um padre benzia os estúdios regularmente a pedido do próprio diretor. Então muito cuidado com esse filme hein!?


  • Poltergeist - O Fenômeno (1982)


Na verdade esse filme está aqui mas por razões pessoais do que por mérito por próprio, não que ele não assuste, assusta, mas não tanto quanto os outros, e dá até pra dar umas risadas.
A minha história com esse filme é que minha mãe adora ele, e por algum motivo bizarro ela decidiu que seria uma boa ideia narra-lo pra mim e pra minha prima quando tínhamos 6 e 7 anos, em um sítio no meio mato, que faz barulhos estranhos a noite. Não é preciso raciocinar muito pra saber que ficamos aterrorizadas e sem dormir durante um tempo né?
Quando finalmente tive coragem pra assistir esse filme anos mais tarde, que conta a história de uma família aterrorizadas por fantasmas, que sequestram sua filha caçula pela TV, percebi que não é tão assustador assim, e acho que minha conta a história melhor que o filme. Mas ainda assim vale assistir, a final é um clássico, mas pro suspense e pro trash do que pro terror propriamente dito.



Bom pessoal por enquanto é isso, mas fiquem de olho no blog para a continuação do nosso especial de Halloween. Qualquer dúvida, sugestão ou link da menina do exorcista, mande um email para nós no docevenenoblog@hotmail.com
Até o próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©