Páginas

Dica de Leitura: Will Grayson, Will Grayson de John Green e David Levithan

Por Patricia.


Hey Folks!!!!!


Hoje a dica de leitura traz um tipo de livro inédito pra mim por dois motivos: o primeiro é pelo fato de ser um livro escrito em parceria entre dois autores; e segundo é a primeira vez que eu leio uma obra em que um dos personagens principais é homosexual. Mas sem mais delongas, o livro da vez é Will Grayson, Will Grayson (ou Will & Will, Um Nome, Um Destino, como ficou traduzido aqui no Brasil - maior bobagem traduzir esse título, mas enfim né) de John Green e David Levithan.






O negócio com esse livro é o seguinte, cada um dos autores escreve um dos Will Grayson; a narrativa é em primeira pessoa, e em capítulos intercalados cada Will narra sua estória. O leitor não tem como saber que autor escreve qual, a não ser depois de ler o livro e ler a "entrevista" que os autores fazer um com o outro depois do fim da história (pelo menos na versão em inglês é assim), ou que o leitor seja familiarizado com o tipo de escrita de um ou dos dois autores, como no meu caso que lá pelo sexto capítulo saquei qual era o Will do John Green, já que nunca tinha lido um livro do David Levithan antes. A única coisa que diferencia os Will Graysons "fisicamente", ou seja, no papel, é que um é escrito "corretamente" com letras maiúsculas no inicio das frases e parágrafos e o outro não. É obvio que eu não vou dizer qual é qual pra não estragar a surpresa.
Tendo esclarecido esse ponto vamos a estória narrada, que eu vou contar de modo geral sem entrar em maiores detalhes pra não correr nenhum risco de dar spoiler e pro post não ficar muito longo. 
Tudo começa sem os Wills se conhecerem, cada um na sua sem tomar conhecimento da existência do outro, os dois moram em cidades perto e tem a mesma idade, 16 anos. O Will nº1 é um cara da classe média-alta, hétero, com um melhor amigo gay Tiny Copper, e tem duas regras na vida: não ligue e fique quieto (tradução livre feita por mim kkkkkk) e devido a isso podemos dizer que ele é muito "na dele" e perde muitas oportunidades na vida, além de ter alguns problemas com  o amigo Tiny, que é o exato oposto dele, está sempre se apaixonando e é espalhafatoso e falante. O Will nº 2 é tímido, fechado, quase sem amigos, gay e que sofre de depressão, além de ter menos dinheiro. Ele é apaixonado por um cara que conhece online, o Isaac.
Eles vão vivendo sua vida até que por um evento específico na vida de cada um, eles se encontram, e a partir tudo muda de certo modo. Não vou dar mais detalhes porque se não vou acabar contando a história inteira, mas acho de fundamental importância fornecer maiores explicações sobre Tiny Cooper, um personagem central e fundamental nessa narrativa. Tiny é um apelido irônico, já que pela descrição ele é um cara enorme em todos os sentidos, e na verdade nunca ficamos sabendo seu nome verdadeiro. Como eu já disso antes ele é gay e vive se apaixonado e quebrando a cara, mas o mais importante sobre ele é ele vai apresentar um musical na escola sobre ele mesmo, escrito, dirigido, produzido e estrelado por ele. Esse musical é o ponto alto do livro e é muito importante para a narrativa. E sim, eles escrevem um musical, como? leiam o livro e descubram, é simplesmente fabuloso.
Agora vamos a minha opinião e a razão deste livro entre tantos outros ser a minha dica de leitura de hoje: esse livro é sensacional, de todos os pontos de vista que se olhe, um dos melhores livros YA que já li com certeza e por vários motivos, um deles é o fato de ser escrito por dois autores diferentes, o que traz uma variedade de estilos pra mesma obra, o que acaba deixando-a mais rica; enquanto a escrita do John Green é mais leve, romântica e poética, a o David Levithan é mais crua, real, dramática, algo necessário ao seu personagem, e essa diferença se mostra tão harmoniosa que é impossível pensar nesse livro escrito de outro modo.  Outro motivo é o que esse livro trás a quem está lendo, afinal, pelo menos pra mim, todo bom livro trás algo e deixa sua marca em quem lê, e esse livro trouxe pra mim o valor e a importância da amizade, ponto central na obra. Depois que eu li eu fiquei muito tempo pensando sobre a minha vida e sobre como os meus amigos são parte fundamental dela e quem sem eles eu não seria nem a metade do que sou hoje, além de ficar algumas horas chorando é claro.
O fim do livro é espetacular e te deixa com uma sensação de satisfação que poucos livros conseguem, super recomendo!!!



Bom pessoal por hoje é isso, espero que gostem dessa leitura tanto quanto eu gostei. 
Beijos e até a próxima!
blogdoceveneno@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©