Páginas

Minha experiência com Roacutan

Por Amaralina Silva

Oi gente! Eu fiquei um tempo longe do blog porque eu to passando por alguns problemas em casa e não sei quando volto, mas eu sempre vou aproveitar o tempo que tiver pra tentar escrever aqui, só não com a mesma frequência de antes L

Bom, hoje eu vim pra falar sobre meu período tomando Roacutan. Para quem não sabe, o Roacutan é o nome popular para o remédio Isotretinoína, que serve para curar a acne, que ao contrário do que muitos pensam, é uma doença muito grave.
A acne tem cinco tipos e costuma ser mais grave nos homens, se não tratada, pode deixar cicatrizes e durar por décadas!! Tem cinco tipos: Comedônia (Grau I – leve), Pápulo – Pustulosa (Grau II), Nódulo – Cistica (Grau III), Conglobata (Tipo IV) e Fulminans (Grau V - grave).  Para saber mais sobre cada um dos tipos, é só procurar no google, eu peguei desse site.
Eu tive o tipo III da doença, a Nódulo-Cística e a explicação para isso é a genética, algumas pessoas simplesmente tem espinhas durante a vida, outras tem algumas poucas e outras não tem nenhuma. Quem tem histórico de pessoas com acne na família (como foi meu caso, porque minha irmã teve) tem uma grande probabilidade de ter também.

Eu tive espinhas desde os 14 anos, mas em 2012 elas chegaram com tudo, não sei exatamente a época do ano, mas eu estava fazendo cursinho na época e estava realmente nervosa, com um ritmo de vida horrível, só quem já fez cursinho sabe como é, e quando eu me dei conta, meu rosto estava cheio de pelotas que doíam muito e depois de vários dias, viraram espinhas. No meu caso, as espinhas nasciam e cresciam internamente, depois de dias elas saíam, quando não saíam, se tornavam cicatrizes que eu carrego até hoje. Até aquela época, eu não sabia e nem me importava em cuidar do meu rosto, então conforme as espinhas iam aparecendo, eu ia passando mais maquiagem (base, corretivo e pó, TODOS OS DIAS!!!), e minha pele é muito oleosa, então quanto mais maquiagem, mais oleosa ficava minha pele, mais pó eu passava para disfarçar, e eu não tirava a maquiagem quando chegava em casa, eu ficava muito cansada de estudar e dormia a tarde, de maquiagem também e tudo isso fez a acne chegar e se instalar de vez né!!

Eu percebia que as pessoas reparavam em mim quando ia aos lugares, já chegaram a perguntar ao meu pai se eu não sabia me cuidar pra estar com o rosto naquele estado, me diziam que com o tempo aquilo passava, nenhum menino (obviamente) olhava pra mim, só olhavam pra rir né porque....a acne não é só uma doença que mexe com a tua pele, ela mexe também com o seu psicológico, além da pressão de estar tentando entrar na faculdade, eu ainda tinha que enfrentar minha auto-estima, que nem existia mais.

(Eu, antes da acne, em dezembro de 2011)

Em outubro de 2012, eu me cansei do estado em que meu rosto se encontrava e decidi ir à dermatologista. Primeiro, ela me disse em que situação meu rosto estava (acne tipo III), depois ela me proibiu de usar maquiagem e me ensinou a cuidar do meu rosto, depois ela me passou uns remédios que não adiantaram, depois antibióticos fortíssimos que também não surgiram efeito, daí ela partiu para o Roacutan. Ele é um remédio tão sério, que só é indicado em casos muitos graves, depois que todos os outros  métodos não funcionaram.
Comecei a tomá-lo em janeiro de 2013, depois de muita burocracia e muitos papéis para assinar, para tomar esse remédio, é preciso assinar muitos termos e etc porque não pode engravidar, não pode beber, não pode usar se há histórico de pessoas com depressão na família, nem usar nada para tratar da acne junto com o remédio. Eu tinha que voltar à dermatologista a cada três meses e como eu não paguei por esse remédio, eu o peguei pela rede SUS, tinha que ir todos os meses buscar as caixas do remédio nos lugares credenciados pela prefeitura de São Paulo. 

(Eu, no auge da acne e sem tratá-la, em julho de 2012)

Eu vou contar para vocês, que no início, foi bem difícil mesmo. Muitas vezes, eu duvidei do remédio, porque no começo ele não surge efeito nenhum, depois de alguns meses é que começa a mudar, com o tempo também começam os chamados “efeitos colaterais”, que variam de pessoa para pessoa, eu tive boca muito ressecada, nariz ressecado e sangramentos, olhos ressecados também e só, algumas pessoas tem muita sonolência por exemplo, depende da pessoa mesmo. Tomei o remédio durante nove meses e depois do término, foi preciso continuar indo à dermatologista, ela me passou um sabonete líquido Dermotivin para peles oleosas e um remédio Azelan Creme para acne, não uso mais maquiagem como naquela época, reservo para alguns momentos só, sempre cuido da minha pele.

Resultado: o Roacutan é um remédio maravilhoso, eu posso dizer que depois dele, eu recuperei minha auto-estima, achei que nunca mais fosse ter o rosto normal de novo, mas o remédio acabou com todas as minhas espinhas. Hoje, eu tenho uma a cada seis meses e como eu cuido do meu rosto, dificilmente fica cicatrizes delas. O remédio limpa o rosto, alivia as cicatrizes e tira a oleosidade, hoje o que eu tenho são as cicatrizes da época que tive acne, as vezes, meu rosto fica super vermelho e elas aparecem, mas nada como antes.

Se você está passando por uma situação assim, corra à dermatologista, é ela quem vai descobrir que tipo de acne você tem e se você deve tomar esse remédio, ele é muito sério, jamais pegue o da sua amiga ou tome sem ter passado no médico. Ter acne é muito ruim, mexe com tudo na nossa vida, principalmente quando a enfrentamos na adolescência, mas tem tratamento, e é importante nunca desistir de tentar recuperar a sua beleza original. Como diz aquele ditado: “A vida é uma escalada, mas a vista é ótima”.  

(Eu, em janeiro de 2014, quatro meses depois do término do remédio)

Por hoje é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do post e se você já tomou esse remédio, conhece alguém que tomou ou quer nos contar algo sobre isso, mande-nos por aqui, pelas nossas redes sociais e para o nosso email. Até mais, beijos!
docevenenoblog@hotmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©