Páginas

Campanha "Eu Não Mereço Ser Estuprada"

Por Amaralina Silva

Olá pessoas! Sei que vocês estão acostumados a me ver aqui na coluna sobre amor, sempre com os meus textos sobre os mais diversos assuntos relacionados à namoro etc mas, hoje eu vim com um propósito diferente. Tudo começou com uma pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para saber como as pessoas viam as mulheres no Brasil, 65,1% dos entrevistados (entre homens e mulheres) disseram que "mulheres que usam roupas mostrando o corpo, merecem ser atacadas", entre outros dados coletados na pesquisa, houve também o absurdo de 58,5% dos entrevistados acreditarem que "se as mulheres soubesse se comportar, haveria menos estupro". A pesquisa foi feita com base nos inúmeros casos de assédio contra as mulheres nos trens e metrôs em horários de pico. Para saber sobre isso, é só clicar aqui ou procurar mais sobre o assunto. Eis então, que a jornalista Nana Queiroz, lançou a campanha "Eu Não Mereço Ser Estuprada" como uma resposta à pesquisa e um meio de protestar contra o machismo vigente no nosso país, ela postou uma foto em sua rede social e logo ganhou várias e vários adeptos no país inteiro, tornando a campanha um sucesso, até pessoas famosas estão participando, ela ganhou também muitos "inimigos" como homens que disseram que ela deveria ser estuprada e PASMEM, mulheres que a xingavam de puta e outros palavrões. 

Este blog foi criado para tratar de temas femininos, nós vamos da moda ao futebol, passando pelos livros e pelos relacionamentos, porque nem só de roupas vivem as mulheres. Criamos o blog para discutir assuntos de garotas da nossa idade, aceitando também opiniões que venham de idades diferentes das nossas, por isso decidimos aderir a campanha. O Brasil é um país inigualavelmente machista, claro adepto da cultura do patriarcado, em que mulheres devem ser donzelas obedientes e homens bruta-montes arrogantes, quando alguém decidi quebrar com isso, sofre as consequências. Somos um dos países em que as mulheres mais sofrem, o número de estupros supera os de homicídio doloso e somos comparados à países islâmicos, em que a religião defende que as mulheres não são capazes...detalhe: vivemos em uma democracia. Eu, particularmente, não consigo decidir qual ditadura é a pior, a da "mulher de burca" ou a da "mulher de biquíni" que é a que vivemos no Brasil, por exemplo. A sociedade manda e a mídia sustenta a ideia de que devemos ser perfeitas fisicamente para satisfazer os homens (país da bunda, oi?), para logo depois sermos assediadas dentro de um vagão lotado do trem ou do metrô, e depois responderem a uma pesquisa dizendo que as mulheres devem ser comportar se não querem ser estupradas.
O blog adere a essa campanha porque todas nós somos vítimas do machismo, todas nós somos assediadas e constrangidas pelo simples fato de sermos mulheres, não importa se é branca, negra, feia, bonita, de saia, de calça, vestido, careca, com o cabelo longo, ruiva....somos assediadas por sermos mulheres. Eu sugiro à você que me lê a também entrar nessa campanha, a também protestar contra o machismo e contra essa pesquisa absurda, fale por você, por sua mãe, por sua irmã, por suas amigas...o principal é lembrar-se de que não é você quem deve mudar suas vestimentas e seus hábitos, são os homens quem devem aprender a respeitar, afinal nunca se viu um homem que está sem camisa, ser vítima de estupro por isso, não é?


 Gabi

 Eu

Pati

 Lígia

Gi

É isso pessoal, espero de verdade que vocês se sintam incentivadas (e incentivados!!) a participar dessa campanha. Um beijo!
blogdoceveneno@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©