Páginas

Dica de Leitura: Fique Onde Está e Então Corra de John Boyne

Hey Folks!!!!



Sentiram falta das dicas de leitura? Sabem como é, fim de semestre é uma coisa complicada na vida de qualquer estudante, e então fiquei esse tempo todo sem postar uma dica de leitura pelo simples fato de que eu mesma não estava conseguindo ler nada, a não ser que vocês quisessem dica de livros de relações internacionais, porque aí eu tenho alguns. Mas como eu tenho certeza que de não é isso que estão procurando eu voltei com força total pra dar dicas de livros pra essas férias de fim de ano. Aliás essa postagem vai meio que ser um combo de livros, embora o foco seja em apenas um deles; vocês vão entender ao longo do post.

O escolhido dessa vez é  Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne:




Esse livro acompanha a história de Alfie Summerfield, um garoto que vê a Primeira Guerra Mundial estourar no seu aniversário de cinco anos. É aí que o livro começa, na festa de aniversário de Alfie, onde quase ninguém aparece, só sua melhor amiga e o pai dela, seus pais, o melhor amigo de seu pai, um velho simpático que é seu vizinho e sua avó, que fica todo tempo repetindo "estamos perdidos, estamos todos perdidos!". No dia seguinte seu pai se alista como voluntário para ser soldado e é mandado pra guerra que todos diziam que acabaria antes do natal.
A partir daí temos um lapso de tempo de quatro anos e somos apresentados a um Alfie que odeia essa estupida guerra, vive com dificuldades com sua mãe que trabalha mais do que consegue, que viu sua melhor amiga e o pai dela serem levados pelo governo porque eram considerados espiões, trabalha escondido da sua mãe como engraxate pra ajuda-la, e o pior de tudo, não tem mais notícias de seu pai a algum tempo. Ele se mostra muito maduro pra sua idade (pelo que eu me lembre, eu era bem trouxa com nove anos), efeitos da guerra, e mutas vezes o leitor se esquece que ele é tão novo, e quando se lembra, e triste viu.
Alfie decide que quer descobrir o que aconteceu com seu pai, e onde ele está, já que sua mãe inventa uma história que ele sabe ser mentira. E essa jornada é praticamente o livro todo, que é curtinho, 219 páginas com uma altura reduzida. Mas no meio dessa jornada somos apresentados à guerra pelo visão de um garoto e seus parentes próximos, cada um com sua opinião sobre ela; e o trabalho do engraxate também nos garante opiniões distintas de pessoas que muitas vezes estão envolvidas diretamente com a guerra. 
Pelo livro ser narrado pelo próprio Alfie, uma criança, pode nos dar a impressão inicial de ter uma narrativa boba e infantil, mas isso não é verdade. Esse tipo de narração em primeira pessoa feita por uma criança é usado para mostrar a guerra do ponto de vista de uma pessoa que nada teve a ver com isso e que mesmo assim sofre, então por isso, muitas vezes, essa narrativa se torna muito mais verdadeira e apelativa. Um ponto muito interessante desse livro é que ele me fez perceber que as vezes as pessoas, em tempos difíceis como na guerra, se escondem atrás de uma camada de ignorância e estupidez a fim de protegerem a si mesmas. 
Esse livro é mais um pra minha coleção de livros de guerra, e é por isso que eu disse que esse post ia meio que ser um combo, um combo de livros de guerra. Além desse tem do mesmo autor O Menino do Pijama Listrado, que também traz a narrativa de um menino durante uma guerra mundial, só que dessa vez a segunda; um livro espetacular, um pouco (ou muito) mais forte que esse e que vai te fazer chorar como criancinha. E temos também A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, que conta a história de uma menina vivendo na Alemanha em plena Segunda Guerra Mundial; só que dessa vez a narrativa não é feita pela garota, e sim pela morte, isso mesmo, pela morte, que acompanha a pequena Liesel durante sua vida. Já deu pra ver que é super triste né? Aliás esses dois livros ganharam adaptações cinematográficas muito boas, mas não melhores que os livros é claro.
Recomendo fortemente todos os três, mas não em sequência, ou será muitas lágrimas pra pouca pessoa.





Bom pessoal é isso aí, espero que vocês gostem dos livros, e podem esperar por mais dicas para as férias porque elas virão.
Beijo e até a próxima!
blogdoceveneno@hotmail.com
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©