Páginas

Especial de Natal: O Espírito Natalino na Literatura e Uma Reflexão Sobre o Natal

Por Patrícia.


Hey Folks!!!!


Nesse especial fiquei encarregada de falar sobre livros; até aí tudo bem, sem novidades, vocês estão acostumados comigo falando sobre livros; o problema, ou não, nesse caso é que eu só conheço um livro sobre o tema que valha a pena ser indicado, e alguns contos dos quais não consigo me lembrar os nomes de todos os autores; resultado, vou falar sobre o livro e aproveitar pra me "rebelar" e falar algumas coisas sobre o natal que estão na minha mente há algum tempo.

O livro desse especial não poderia ser outro a não ser A Christmas Carol de Charles Dickens, um clássico lançado pelo autor em dezembro de 1843 para se salvar de dívidas, e que continua a ser lembrado até hoje.


Ps: A tradução mais conhecida desse título em português é "Um Conto de Natal", mas como existem outras, para não causar confusão, mantive o título original em inglês.

Talvez alguns de vocês estejam pensando, "como esse livro pode ser um clássico tão famoso se eu nuca ouvi falar nele?" Pois sim que todos conhecem essa história, ou vai querer me dizer que nunca ouviu falar do velho amargurado e solitário que às vésperas do natal recebe a visita de três fantasmas que o fazem rever sua vida? Isso mesmo, essa é a história dos fantasmas de natal, do passado, presente e futuro.
O livro conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento e que odeia a época de natal, além de ser um tanto amargurado e ruim com os outros, principalmente com o único empregado de seu escritório, Bob Cratchit. Acontece que em uma véspera de natal Scrooge recebe a visita de seu antigo sócio Jacob Marley, morto há sete anos, que diz à ele que seu espírito não consegue descansar em paz pois ele não foi bom e nem generoso em vida, mas que ainda há uma esperança para Scrooge e que ele receberá a visita de três fantasmas naquela noite.  Alerta de Spoiler!!! O primeiro fantasma é o Espirito dos Natais Passados, que leva Scrooge por uma viagem por seu próprio passado, quando ele ainda amava o natal. O segundo é o Espírito do Natal Presente, que revela diversas celebrações natalinas pela cidade e no fim revela duas crianças horríveis sob seu manto, a Ignorância  e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. O terceiro e último é o Espírito dos Natais Futuros, um espírito negro e sombrio que o mostra sua morte solitária. Após a visita desses fantasmas Scrooge se trona outra pessoa, muito mais bondosa e generosa e que ama o natal. Alerta de Spoiler!!!
Esse livro já inspirou diversos especias de natal e alguns filmes, como a animação em 3D da Disney "Os Fantasmas de Scrooge", de 2009.
Esse livro é bem curtinho (daí o título conto), e por incrível que possa parecer em menos de 100 páginas Dickens consegue contar uma história tão boa sobre o espírito natalino que ultrapassa gerações e provoca reflexões profundas sobre a vida no geral. E é nessa ideia de reflexões que vou aproveitar e falar um pouco sobre o que o natal anda representando, na minha visão.

Pessoas, pensem comigo, o que afinal celebramos dia 25 de dezembro? Vocês podem responder "o nascimento de Cristo, sua burra sem cultura", mas a questão aqui não é essa, o que estou querendo dizer é: será que é o natal está sendo aquilo que realmente deveria ser? Vejam bem, quando chega dia 24 de dezembro às 23:59, vocês rezam para Cristo (dependendo de sua religião é claro, eu mesma não sou religiosa)? E se não forem religiosas, pensam em todos aqueles que amam e permeiam sua vida e deseja à todos o melhor do mundo com todo seu coração? Aproveita essa época tão linda e maravilhosa para praticar coisas boas, como o amor ao próximo, para "fazer o bem sem olhar á quem", como já dizia o ditado? Para olhar para dentro de si e perceber o que pode fazer para, não só se tornar alguém melhor, mas também para tornar o mundo um lugar melhor? Eu posso estar sendo injusta e generalista ao dizer isso, mas aposto que a maioria pensa na comida, nos drinks, e principalmente nos presentes (os que se vai ganhar é claro), e se esquecem do verdadeiro espírito de natal.
Eu não estou aqui querendo pregar nada, nenhuma religião ou credo, mesmo porque acho que o espírito natalino transcende qualquer religião; o que estou tentando fazer é uma reflexão sobre o verdadeiro significado do que chamamos de "Natal". 
Penso que essa data tão especial não deveria ser uma celebração ao Papai Noel consumista que conhecemos hoje, que nos quer vender Iphones, Ipads, Coca - Cola, brinquedos e até mesmo o peru natalino; essa data deveria ser uma celebração ao original São Nicolau, figura generosa que reza a lenda ajudou três moças a se casarem, e que depois inspirou as pessoas a pendurarem suas meias nas lareiras para esperar seus presentes. Acho que em algum lugar do caminho perdemos o rumo e nos esquecemos de que o natal é uma época de reunir aqueles que amamos e celebrar o amor, a paz, a união, a amizade, ..., e não só mais uma oportunidade de sair em compras desesperadas pelos centros comercias de sua cidade, ou postar selfies com gorro de papai noel e praticar seu narcisismo. Acho que o ponto que estou querendo alcançar aqui é que, se o papai noel fosse realmente um velhinho bondoso que entrega presentes na véspera de natal às crianças que se comportaram bem, nós já o teríamos matado uma altura dessas com tantos pedidos, exigências, reclamações, muitos "eu quero!" e poucos "obrigada", muito receber e pouco dar.
Tudo isso pra dizer para vocês usarem esse natal para sair com seus amigos, reunir sua família; se onde você mora tem neve, saia lá fora e construa um boneco de neve, se não nevar, e sim fizer um calor infernal vá num parque ou praia e aproveite o dia, guarde esse momentos especiais com você; e talvez o mais importante, não pensem tanto nos presentes, não brigue com seus pais por não ter ganhado um Iphone 6 plus, mas sim agradeça por todo o amor e carinho que eles te dão, porque nesse caso, a máxima de que "o que é a intenção e não o presente" nunca foi tão verdadeira. Nesse natal pense que o que levamos conosco toda nossa vida não são as TV's 42 polegadas, os Smartphones, ou os consoles de videos game, e sim os momentos que vivemos, as pessoas que passam por nós e os sentimentos que elas deixam; por isso esqueça os presentes e vá se sentar à mesa com aqueles que te fazem feliz e aproveite a ceia de natal!


Me desculpem pelo longo post e também por ter divagado um pouco, mas realmente espero que todos tenham um excelente natal e um ano novo melhor do que o ano que passou. HO HO HO e muitas felicidades!!!!!
docevenenoblog@hotmail.com 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou que ofendam qualquer um dos usuários do blog ou as autoras do mesmo, serão excluídos imediatamente. Críticas construtivas, elogios e sugestões serão muito bem-vindos aqui ou em nosso email: docevenenoblog@hotmail.com


Layout exclusivo do blog - Doce Veneno | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©